Nova categorias – Piores práticas

Boa Noite Pessoal,

Deixando as dicas de T-SQL de lado por enquanto hoje irei cadastrar uma nova categoria de artigos sobre SQL Server (não se preocupem, pois, elas voltarão). Chamarei-a de "Piores Práticas". Essa categoria irá reunir tudo o que não deve ser feito no SQL Server, pois, sua adoção terá aspectos negativos no desempenho, confiabilidade dos dados e (ou) no funcionamento do produto.

Alguns podem perguntar porque ao invés de fazer uma categoria de piores práticas não se faz uma categoria de melhores práticas. É certo que as melhores práticas devem ser sempre disseminadas para que os implementadores utilizem o produto da melhor forma possível, mas a Internet já está cheia delas. Há dezenas de blogs, sites e portais recomendando o uso de stored procedures, aderência à regras de normalização, evitar cursores, etc.

Estarei falando sobre boas práticas sempre que possível, mas prefiro concentra-me nas piores práticas, pois, tenho visto a presença forte de algumas delas nos fóruns do MSDN, Technet, Orkut, etc e para a minha surpresa muitas vezes recomendadas por profissionais de elevado conhecimento técnico. Disseminar uma prática ruim para iniciantes é muito perigoso. Provavelmente esse iniciante irá adotá-la como verdade inquestionável e além de utilizá-la em seus projetos e trabalhos acadêmicos pode ser que ele a dissemine fazendo com que outros também a utilizem. Tentarei sempre que possível listar essas piores práticas e as razões pelas quais não devem ser utilizadas.

Logo mais estarei postando algumas dessas piores práticas. Os interessados podem pesquisar por todas as piores práticas diretamente na categoria "Piores Práticas" do blog ou no link abaixo:

Piores práticas com o SQL Server
http://gustavomaiaaguiar.spaces.live.com/?_c11_BlogPart_BlogPart=blogview&_c=BlogPart&partqs=cat%3dPiores%2bPr%25c3%25a1ticas

[ ]s,

Gustavo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s