Migração para o SQL Server 2008

Boa Noite Pessoal,
 
Após muito tempo dedicando-me ao SQL Server 2005 acho que já está na hora de mudar um pouco o foco. Claro que embora tenha adquirindo muito conhecimento e experiência com esse produto mesmo que eu passasse mais três anos estudando-o não seria suficiente. Ainda não aponsentei os livros de SQL Server 2005, mas a partir dessa semana iniciarei os estudos em SQL Server 2008 e esse será o foco. Já está na hora de começar a estudar forte essa excelente ferramenta e aperfeiçoar-me.
 
Hoje pesquisando na Internet encontrei um material que achei muito interessante. Trata-se do Upgrade Technical Reference Guide do SQL Server 2008. Para quem não sabe o que é vou explicar. Esse livro é um guia para facilitar a migração para o SQL Server 2008 mostrando boa parte dos cuidados necessários para fazer esse migração mais tranqüila. O guia é útil desde uma simples migração de um MSDE com uma base simples até a migração de um ambiente clusterizado com replicação e dezenas de bases de dados.
 
Desde o surgimento do SQL Server 2005, a Microsoft fez esforços surpreendentes na questão de documentação. Basta ver que a quantidade de livros sobre o SQL Server 2005 é bem superior ao SQL Server 2000. O site da Microsoft disponibiliza diversos artigos técnicos que auxiliam a utilização do produto em explicações bem detalhadas (vide os artigos de troubleshooting, recompilation, mirroring, etc). Quanto a questão do upgrade, no SQL Server 2005 surgiu a ferramenta Upgrade Advisor que auxilia bastante a evitar possíveis problemas com a migração. Para auxiliar, junto com o Upgrade Advisor, a Microsoft disponibilizou um Ebook detalhando tecnicamente muitas questões pertinentes a migração. Esse Ebook é o Upgrade Technical Reference Guide que seguindo a linha do 2005 está disponível agora para o SQL Server 2008.
 
Aos que desejarem obter o Upgrade Technical Reference basta procurar nas referências abaixo:

 

SQL Server 2005 Upgrade Technical Reference Guide
 
Achei interessante incluir também os links para o Upgrade Advisor
 
Microsoft SQL Server 2005 Upgrade Advisor
 
Microsoft SQL Server 2008 Upgrade Advisor
 
[ ]s,
 
Gustavo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s