Prova 70-454 – Upgrade: Transition Your MCITP SQL Server 2005 DBD to MCITP SQL Server 2008 DBD

Bom Dia Pessoal,

Nos últimos dias tenho estado um pouco ausente dos fóruns e comunidades de SQL Server. Estive um pouco fora, pois, iniciei meu ciclo de provas de SQL Server. No final de 2007 obtive a credencial MCITP – Database Administrator de SQL Server 2005. De lá pra cá não fiz mais nenhuma prova, e assim como o produto evolui, é necessário me atualizar. Passei as três últimas semanas dedicando-me para a prova 70-454 – Upgrade: Transition Your MCITP SQL Server 2005 DBD to MCITP SQL Server 2008 DBD.

A julgar pelo conteúdo cobrado e por ser uma prova de upgrade eu achava que realmente iria encarar uma prova bem complicada. O primeiro ponto é que nem o site da MS tem referências de material de estudo, livros e learning para essa prova. Isso é ruim, pois, é desconfortável ir para uma prova sem referências. Andei vasculhando a net e simplesmente não há qualquer tipo de simulado ou material recomendado (desconsidero aqui testking, braindumps, etc). Até encontrei alguns, mas apenas para avaliação. Imaginei também que no estilo da 70-447 de upgrade do 2000 para o 2005, essa prova iria ter conteúdo da 70-451 e acabei encontrando um post do Luti (Prova 70-451: Microsoft SQL Server 2008, Designin and Optimizing Database Solutions). Após ler o post, minha impressão era que essa prova seria algo bem difícil.

A verdade é que a prova 70-454, na minha opinião é muito fácil. Foram apenas 41 questões de marcar sem absolutamente nenhum estudo de caso ou ainda alguma questão de simulação que se vê nas provas de MCTS e MCITP do SQL Server 2005. Não vi nada tão complicado e classificaria essa prova no mesmo nível de dificuldade da 70-431 que também é bem fácil. Aos que forem fazer esse exame, seguem algumas dicas para aumentar as chances de aprovação:

  • XML – Não deixe de ler os capítulos de XML do curso 6232 (2008) ou do 2779 (2005). Se você compreender os métodos do XML, Nested XML, Namedspace e o XML Schema Collection, as questões de XML é pra tirar de letra. Não perca tempo com métodos legados do SQL Server 2000 como o OPENXML ou variações como XML Explicit. O Nodes e o Path são bem mais práticos e eficientes.
  • Common Table Expressions (CTEs) – Vi duas questões de CTEs recursivas. Não havia muito mistério, mas para revisar eu indicaria uma lida nos artigos de CTE do Thiago Zavaski.
  • Índices – Vi três questões sobre índices e plano de execução. Entender sobre seletividade, Include Columns e Views Indexadas é suficiente. Recomendo uma olhada no Blog do Fabiano Neves Amorim.
  • Junções – Esse é elementar. Além dos JOINs clássicos (INNER, OUTER, FULL e CROSS), é bom saber como utilizar o CROSS APPLY e a diferença para o OUTER APPLY
  • SETs – É importante conhecer os recursos de GROUPING SETs, ROLLUP e CUBE e quando utilizá-los. O livro "Microsoft SQL Server 2008: T-SQL Fundamentals" do Itzik é excelente. Não é preciso ler o livro todo (embora eu recomende, pois, é muito bom). Basta apenas o capítulo 7 referente a Pivot, Unpivot e Grouping Sets.
  • Bloqueios – Saber como o NOLOCK funciona é básico e sequer foi cobrado. Entender o SNAPSHOT Isolation Level, o HINT READPAST e outros níveis como SERIALIZABLE e REPETABLE READ ajudam bastante.
  • Integridade – A partir do SQL Server 2005 as quatro opções ANSI na construção de FKs, foram contempladas (NOACTION, CASCADE, SET NULL e SET DEFAULT). Uma atenção especial nesse ponto pode garantir algumas questões. Lembre-se que Triggers nunca são a melhor opção se uma constraint puder ser utilizada. 
  • Novos recursos – É bom dar uma lida superficial em recursos como compressão, sparse columns, table parameters, novos tipos de dados, etc. O livro Programming Microsoft SQL Server 2008 (PRO-Developer) cobre muito mais do que o necessário além de ser, na minha opinião, um dos livros mais completos de SQL Server 2008 voltado para desenvolvedores. Uma lida no capítulo 2 (T-SQL Enhacements) tem cerca de 100 páginas e cobre com profundidade muitos dos novos recursos.

Outra dica é prestar bastante atenção nos enunciados. Há questões em que pode-se até não se saber a resposta certa, mas um ORDER BY, um TYPE ou algum outro comandinho fora do lugar entregam a alternativa correta. A prova valia 1000 pontos e consegui marcar 933, o que significa que errei 3 das 41 questões. A duração foi de duas horas e meia, mas consegui acabar a prova em pouco mais de uma hora (1:15 para ser exato). Depois dessa tenho agora mais uma certificação pra coleção. Agora é estudar para as próximas.

[ ]s,

Gustavo

7 Respostas para “Prova 70-454 – Upgrade: Transition Your MCITP SQL Server 2005 DBD to MCITP SQL Server 2008 DBD

  1. parabens cara bola para frente

  2. Olá Marcos,Obrigado. Já estou me preparando para as próximas…Abs,

  3. Parabéns Gustavo. Como eu já tinha dito, você não tinha muito o que estudar para fazer as provas do 2008. ;)Abraços

  4. ah garoto!!!! SS parabéns… estou tomando coragem de fazer a prova também.

  5. Parabéns Maia!!

  6. Fabiano Neves

    Boas dicas, vou marcar par fazer mês que vem… Abraços…

  7. Oi Fabiano,Eu desejo sucesso na prova. Não creio que você terá dificuldades.[ ]s,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s