Prova 70-453 – Upgrade: Transition Your MCITP SQL Server 2005 DBA to MCITP SQL Server 2008 DBA

Boa Tarde Pessoal,

Dando continuidade ao meu ciclo de provas, realizei hoje a prova 70-453 – Upgrade: Transition Your MCITP SQL Server 2005 DBA to MCITP SQL Server 2008 DBA. Eu havia feito a 70-454 no final do mês retrasado para atualizar o MCITP Database Developer de 2005 para 2008. Para realmente manter a qualidade de um profissional de SQL Server, nada como trilhar o mesmo caminho só que na área de administração. Acho que desenvolver em SQL Server sempre exigirá algum conhecimento em administração (backups, permissões, etc) assim como administrar o SQL Server também exigirá algum conhecimento em desenvolvimento (elaboração de scripts, criação de tabelas de controles, etc).

Antes de propriamente falar da prova, registro aqui algumas críticas em relação a Prometric. Após ficar pouco mais de uma hora e meia fazendo a prova e gastando mais algum tempo comentando algumas questões para que a Microsoft refine seus exames, ao acabar a prova fui direcionado para o startup que me solicitou iniciar a prova. Quando vi a tela não acreditei e de forma nenhuma iria realizar a prova de novo (ainda mais depois de ter virado uma noite antes da prova). Chamei o profissional responsável que entrou em contato com a Prometric e recebeu as orientações pertinentes. Infelizmente o resultado da prova não foi impresso e caso eu não receba nenhuma notificação terei que entrar em contato com a Prometric e apresentar um CaseID para que eles avaliem o que aconteceu. Devo reconhecer que a Prometric melhorou alguns pontos como o seu site (antes era de difícil navegação) e a divulgação de vouchers de desconto nos exames Microsoft. Ainda assim, eu continuo sentindo falta do site da Vue Person Education que nunca tive ou ouvi falar de alguém que teve problemas. Após anotar meu CaseID fiquei sabendo que só nessa semana, mais três passaram por esse problema. Enfim, vou aguardar respostas e torcer para que dê tudo certo.

Seguindo a linha dos temores de provas de upgrade na Microsoft, estava me preparando para algo realmente complicado. Embora tenha achado a prova de upgrade do MCITP Database Developer muito fácil, minha expectativa em relação à prova de administração não era a mesma. Não por achar que administrar é mais difícil ou fácil que desenvolver, mas é que a prova 70-443 – Designing a Database Server Infrastructure by Using Microsoft SQL Server 2005 do SQL Server 2005 é muito comentada como difícil e se ela é difícil o que esperar de uma prova de upgrade ? Algo ainda mais difícil com certeza.

Pois bem, a verdade é que essa prova não é tão complicada assim. Não sei se as provas de upgrade do SQL Server estão facilitando, mas novamente me surpreendi em fazer uma prova tão fácil. A primeira parte da prova correspondia 23 questões de marcação. Quando terminei e vi que teria uma segunda parte, logo pensei "Agora vão aparecer aqueles gigantescos estudos de casos das provas 70-441 e 70-443". Para a minha surpresa, a segunda parte da prova também era toda de marcação só que ao invés de 23 questões eram 25 questões. Qual seria a lógica de dividir uma prova em duas partes com exatamente os mesmos critérios de avaliação ? Até pensei que isso era para segmentar os assuntos cobrados, mas havia assuntos que caíram em ambas as partes. Nem mesmo tive questões de simulação com máquinas virtuais a exemplo da 70-431- Microsoft SQL Server 2005 – Implementation and Maintenance. Outra coisa que me chamou a atenção foi não cair nenhuma (absolutamente nenhuma) questão relacionada ao SQL Server PowerShell. Vi uma questão de PowerShell na prova de desenvolvimento, quem diria na de administração ? Pois é. Não caiu nenhuma.

Vamos então às dicas para quem desejar fazer esse exame:

  • Backup & Restore – Vi pelo menos umas oito questões relacionadas a backup e restore. Saber como funcionam os backups full, diferencial e log é prerequisito básico para responder essas questões. Normalmente é repassado um cenário com a descrição de uma política de backup, tipos, horários, etc e solicita-se o caminho mais rápido para restaurar o banco de dados. Um fato que eu não poderia deixar que de comentar é sobre a utilização da opção COPY_ONLY. Apesar da crítica que recebi no artigo "A armadilha do Backup Diferencial – O que fazer para evitá-la ?", houve uma questão com um cenário muito parecido com o que descrevi no artigo. Fico feliz, pois, apesar de ter o meu artigo classificado como "pejorativo", foi exatamente o raciocínio cobrado na questão, ou seja, o uso do COPY_ONLY pode realmente evitar que uma política de backup seja prejudicada. Uma última observação nesse tópico é em relação aos Database Snapshots. Eles realmente podem prover diversos benefícios em cenários de exclusão e atualização acidental de dados, mas cabe lembrar que se o banco ficar comprometido, o snapshot também ficará inacessível. Esse recurso é excelente, mas é necessário lembrar que ele não substitui integralmente um backup.
  • Soluções de Alta Disponibilidade – Uma parte das questões teve atenção voltada a soluções de High Availability (HA). Conhecer Cluster, Database Mirroring e Log Shipping certamente farão diferença e alguns pontinhos a mais. No quesito cluster, normalmente as provas da Microsoft eram mais leves em relação a esse assunto bastante apenas saber que quando o failover for automático e transparente, o Cluster normalmente era a melhor opção. Nessa prova as questões de cluster foram um pouco mais exigentes. Quando usar um ativo & ativo ? E um ativo & passivo ? Quantas instâncias ficaram em cada nó ? Se for instalar um certificado para criptografar as conexões a um Cluster quais são os passos ? A parte de Database Mirroring também não ficou devendo. Alguém aí saberia como atualizar um patch de segurança em um banco espelhado no modo High Availability ? Será que tem que parar o mirror ou não ? A parte de replicação também não ficou muito atrás. Quando será que é melhor usar a P2P ? E a Merge ? Onde será que ela se aplica ?
  • Políticas – Esse certamente é um recurso excelente do SQL Server 2008 que não poderia deixar de ficar de fora. Qual será o modo correto de configurá-la de modo a impedir que certos objetos sejam criados ? Será que ela pode ser utilizada em conjunto com o WMI e WQL no seu papel de padronização ? E como fazer para padronizar uma mesma política em um parque de servidores ?
  • Auditoria – Embora seja um tópico muito bem comentado do SQL Server 2008, vi uma ou duas questões de baixa complexidade. Basta lembrar os principais eventos que tem escopo de banco (Database Audit Especification) e os que tem escopo de servidor (Server Audit Specification)
  • Monitoramento – Quais são as formas de monitoramento e melhora de desempenho no SQL Server 2008 ? DMVs, Profiler, System Monitor, Trace Flags, Resource Governor, Database Tuning Advisor, etc. Sim temos todas essas mas quando usar qual ? Será que o System Monitor é capaz de gerar dados detalhados sobre um Deadlock ? E será que um Trace Flag é capaz de listar os processos que estão sendo bloqueados e deixam uma aplicação lenta ? Ainda na linha de novas features é importante conhecer o Data Collector (ou o Performance Studio se preferir) para não correr o risco de errar.
  • Particionamento – A  velha história da tabela imensa com milhões de registros onde somente um pedacinho dela é consultada e o tamanho está causando problemas de desempenho. O que fazer ? Particionar com certeza, mas e quando for necessário utilizar uma estratégia de particionamento em conjunto com uma estratégia de archieve e expurgo ? Nessas horas conhecer os operadores split, switch e merge são essenciais.
  • Filestream – Mais um recurso do 2008 que rende algumas questões de prova. Será que é possível rodar o Filestream com o Cluster ? E com o Mirror ? E que configurações tem de ser feitas para que usuários externos acessem o stream diretamente sem passar pelo SQL Server ? Vi umas duas questões sobre esse assunto.
  • Miscelância – Existem uma série de outros tópicos que o exame cobra mas que não aparecem com tanta força. Registro de Assemblies em CLR, opções de segurança (Trustworthy, Execute As, etc), reindexação, filegroups, compactação NTFS, etc.

Embora existam bibliografias fantásticas produzidas pela Microsoft Press (a exemplo do Internals do 2008 produzido pela Kalen Delaney), eu não utilizei nenhum desses livros para fazer a prova. Li apenas o livro Microsoft SQL Server 2008 – Management and Administration do MVP Ross Mistry em conjunto com Hilary Cotter. Na minha opinião, a leitura (com o devido entendimento) é suficiente para conseguir aprovação nesse exame. O livro não é direcionado para a prova, mas cobre com profundidade muitos temas relacionados à administração do SQL Server 2008. Para aqueles que implementam o SQL Server 2008 sobre Windows 2008 o livro se torna ainda mais interessante.

Vou ficar no aguardo da Prometric para saber o resultado da prova nos próximos dias (embora eu tenha um palpite de que fui aprovado). No caso da aprovação, conquisto agora as certificações MCTS: SQL Server 2008, Implementation and Maintenance e MCITP: Database Administrator 2008. O jeito é aguardar para conferir. Com uma pendência a menos espero focar no SQL Server Day e responder algumas dúvidas acumuladas.

Atualização (28/11/2009)

Já faz algum tempo que eu queria atualizar mas acabei enrolando. Depois do incidente, tenho que dar meus parabéns para a equipe da Prometric pela forma que eles conduziram o meu caso. Embora tenha ocorrido o problema, seguindo as orientações de um amigo, entrei no site da Prometric e preenchi um formulário no próprio site informando o ID que me passaram, o número da prova, o local de realização e meu MCPID. Em 48 horas, o site atualizou o status da prova para Passed e ainda me mandaram um PDF do Score que foi escaneado. Consegui fazer 918 pontos (devo ter errado umas quatro questões).

[ ]s,

Gustavo

10 Respostas para “Prova 70-453 – Upgrade: Transition Your MCITP SQL Server 2005 DBA to MCITP SQL Server 2008 DBA

  1. Gustavo, não tenho dúvidas do resultado do exame, por isso o parabenizo antecipadamente ao resultado. Quanto a Prometric, é inaceitável o que vem ocorrendo, parece serviço de amador, não é por menos que Oracle, Cisco entre outros estejam voltando para a VUE. Abraços e mais uma vez parabéns.

  2. Oi Freddie,Eu espero mesmo que dê tudo certo. Eu achei fácil, mas vai saber…Também estou com uma impressão ruim sobre a Prometric. Após comentar, fiquei sabendo de outros casos e parece que há muitos "premiados" pelo Brasil a fora. Se a Microsoft seguir a linha da Oracle e da Cisco, com certeza farei meus exames pela Vue.

  3. Boa tarde, acabei de fazer o exame 70-453 e ocorreu o mesmo problemas. Respondi tudo belezinha e na hora do resultado… nada !!! Tenho que aguardar 72 horas para saber o resultado.Abraço

  4. Oi Amilton,Acho que deve ser algo global mesmo, pois, várias pessoas estão passando por isso. Bem, eu sugiro aguadar mesmo (comigo foi assim). Agora é esperar pela aprovação.Abs,

  5. Heberton Melo

    Olá Gustavo,

    Muito bom o seu artigo, muito bom mesmo, com toda certeza será muito útil!

  6. Gustavo,
    você já fez algum comentário sobre a prova 70-432?
    Não achei nada no seu blog sobre o assunto, e sei que é um tópico que muita gente gostaria de ver no seu blog (inclusive eu) rsrsrs

    • Oi Leonardo,

      Já pensei em escrever coisas sobre a prova 70-432. Na verdade essa prova junto com a 70-433 são as mais procuradas. Acabou que foquei na prova 70-433 e deixei a prova 70-432 de lado. Entretanto, vamos ver se quando eu acabar o simulado da 70-433 eu poste alguma coisa da 70-432. Ainda assim, há vários artigos que postei que são alvo dessa prova.

      Abs,

  7. HAHAH VI SEU POST HOJE TIVE O MESMO PROBLEMA.
    VAMOS TER QUE ESPERAR ATE 72 PRA SABER O RESULTADO.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s