Objetivos e Metas para 2010

Olá Pessoal,

Dizem que o poder das palavras tem muito mais força do que imaginamos. O simples fato de pensar já faz uma enorme diferença no tempo e no esforço para se conseguir alguma coisa. Enquanto as idéias estão no pensamento elas estão em curso, mas a partir do momento em que elas são escritas e explicitadas sua força se torna muito maior.

O ano de 2009 foi um ano excelente. Fui nomeado MVP em SQL Server, tive a oportunidade de ir à sede da Microsoft em Redmond através do MVP Summit, iniciei no grupo SQL Server DF (grupo vinculado ao Pass) palestrando em dois encontros, ministrei várias aulas em centros autorizados, escrevi dois artigos técnicos para revistas especializadas, entre muitas outras coisas boas.

Boa parte do aconteceu já eram objetivos há algum tempo atrás. Para o ano de 2010 eu espero continuar esse ciclo de realizações. Se pensar já me ajudou no passado, dessa vez vou escrever e compartilhar os objetivos e metas para 2010 de SQL Server. Não sei se vou conseguir realizar tudo o que proponho, mas vou correr atrás do que for necessário:

Meta 01 – Aumentar o portfolio de certificações
Ao longo dos últimos anos venho acumulando certificações de SQL Server. O trajeto foi difícil, mas as recompensas foram bem gratificantes.

  • Microsoft Certified Database Administrator (MCDBA) (obtida em 29/04/2004)
  • Microsoft Certified Technology Specialist (MCTS) (SQL Server 2005) (obtida em 08/12/2006)
  • Microsoft Certified Trainer (MCT) (obtida em 25/06/2007)
  • Microsoft Certified IT Professional Database Developer (MCITP) (SQL Server 2005) (obtida em 05/09/2007)
  • Microsoft Certified IT Professional Database Administrator (MCITP) (SQL Server 2005) (obtida em 21/12/2007)
  • Microsoft Most Value Professional (MVP) (SQL Server) (obtida em 01/01/2009)
  • Microsoft Certified Technology Specialist (MCTS) (SQL Server 2008) – Database Development (obtida em 30/09/2009)
  • Microsoft Certified IT Professional Database Developer (MCITP) (SQL Server 2008) (obtida em 30/09/2009)
  • Microsoft Certified Technology Specialist (MCTS) (SQL Server 2008) – Implementation and Maintenance (obtida em 06/11/2009)
  • Microsoft Certified IT Professional Database Administrator (MCITP) (SQL Server 2008) (obtida em 06/11/2009)

Desde o início de 2008 que estou querendo obter as certificações relacionadas a Business Intelligence de SQL Server 2005 e SQL Server 2008. Minhas experiências em BI começaram no final de 2004 (até então eram teóricas) e mesmo trabalhando com os produtos mais recentes e ministrando diversos treinamentos, estou a tempos adiando essas as provas de certificações. Em 2010, pretendo obter as seguintes certificações de Business Intelligence.

  • MCTS: Microsoft SQL Server 2005 Business Intelligence
  • MCITP: Business Intelligence Developer (SQL Server 2005)
  • MCITP: Business Intelligence Developer 2008 (SQL Server 2008)
  • MCTS: SQL Server 2008, Business Intelligence Development and Maintenance

Meta 02 – Publicar pelo menos dois artigos técnicos

Em 2009 consegui publicar dois artigos técnicos para a revista Mundo .NET. O primeiro artigo foi sobre o uso de Event Notifications para controlar alterações em objetos no banco de dados e o segundo foi sobre o uso de Common Table Expressions em um caso prático (o marketing de rede). Em 2010 espero conseguir publicar mais dois artigos em revistas de alcance nacional.

Meta 03 – Aumentar em no mínimo 25% a taxa de visitas ao blog

No ano de 2009 consegui em um único dia a marca de 427 visitas ao blog. Esse quantidade está bem acima do usual (há uma média de 150 visitas diárias). Alguns artigos são bem atrativos para visitação a exemplo de “Como transformar linhas em colunas”, “Matrizes”, “Como importar dados em XML”, etc. Espero em 2010 conseguir chegar a marca de 200 visitas diárias em média e um pico superior a 500 visitas em um único dia (o negócio é ficar de olho).

Meta 04 – Manter a frequência de publicações

Escrever um artigo para o blog por semana em média não é tarefa fácil (os companheiros e blogueiros de SQL Server sabem disso como ninguém). Seria muito fácil traduzir um determinado material ou ainda copiar alguma idéia de alguém. Não posso negar que me inspiro em muita gente, mas o difícil mesmo é manter a originalidade, a aplicabilidade e qualidade de um artigo. Nesses últimos meses manter essa média tem sido bem difícil, e não raras às vezes, acumulei algumas semanas acabando por postar várias coisas de uma vez só. Vou tentar mantê-la para o ano de 2010.

Meta 05 – Chegar aos 45.000 pontos nos fóruns do MSDN e TechNet

Os fóruns técnicos de SQL Server do MSDN e do TechNet são um dos melhores fóruns de SQL Server que existem. A participação nesses fóruns (juntamente com as comunidades do Orkut) certamente tiveram um peso muito forte na minha nomeação para MVP. Esse ano não consegui dar exatamente a mesma atenção que dei em 2008. Foi um ano corrido com muitos projetos, aulas, consultorias e outras atividades. Diminui sim a quantidade de postagens, mas de forma nenhuma deixei de ajudar (apenas mudei o foco para o blog, artigos técnicos, etc). Atualmente estou com pouco mais de 39.000 pontos. Com mais 6.000 pontos chego à meta de 45.000. Isso significa 500 pontos mensais e certamente será um prazer ajudar a quem precisa.

Meta 06 – Gravar pelo menos três vídeos de SQL Server

Em 2008 realizei seis Webcasts fora a participação de três gravações no MSDN Experience totalizando nove vídeos. Já em 2009 fiz apenas um Webcast referente ao Performance Studio e a participação no SQL Server Day. Espero conseguir gravar pelo menos três vídeos independente da iniciativa (Webcast, SQL Server Day, etc).

Meta 07 – Renovar o título de MVP

Ao contrário de boa parte das certificações, o título de MVP não é obtido através de uma prova e seu período de validade não é eterno ou quando acabar o ciclo de suporte ao produto. Ele vale apenas por um ano após a data de nomeação. Estou somente a alguns dias de completar um ano de renovação e espero conseguir renová-lo. Se isso não for possível, nada impede de obtê-lo novamente em um ciclo futuro de nomeações. Eu sempre ajudarei à comunidade de SQL Server enquanto achar que posso e no caso da não renovação, continuarei a ajudar mesmo assim.

Meta 08 – Escrever um livro sobre SQL Server

Essa é uma meta bem antiga e muitos já me perguntaram "Se você gosta tanto de escrever, se você devaneia através de longos posts e detalhadas explanações, por que não escreve um livro ?". De fato já pensei muito sobre esse assunto e não é por falta de vontade. Se ler um livro já é trabalhoso, imagine só escrever um. Quanto tive as primeiras idéias, as primeiras inspirações, ainda não tinha a experiência necessária (mesmo achando que tivesse). Além disso o grande dificultador era que eu sempre estava um pouco atrás da última release (comecei no SQL Server 7/2000 em 2002, no SQL Server 2005 em 2006 e no SQL Server 2008 em 2009). Agora estou sentindo que estou "empatando" e talvez nada que escreva fique para trás tão rapidamente. Enfim, ainda que nem tudo esteja fechado (apenas alguns rascunhos) espero produzir alguma coisa.

Meta 09 – Ler pelo menos 8 livros de SQL Server

Desde 2002 contabilizo quantos livros de SQL Server (e demais assuntos) eu consigo ler. Até hoje já cheguei a marca de 86 livros (mais de 40.000 páginas) sendo 49 relacionados a banco de dados e 36 específicos de SQL Server. Em 2010 vou adicionar mais oito livros de SQL Server para esse patamar. Certamente que alguns Best Sellers estarão inclusos nessa lista.

Meta 10 – Ambientar-me no SQL Server 2008 R2

Embora o nome continue sendo SQL Server 2008, há vários recursos novos nessa release. Ela não chega a ser uma reformulação completa, mas certamente trará muitas novidades. Espero familiarizar e aprender bastante sobre os novos recursos.

[ ]s,

Gustavo

5 Respostas para “Objetivos e Metas para 2010

  1. Muito bom Gustavo. Todos nós esperamos um livro seu. Tomara que saia mesmo este ano,Abraços

  2. Um post inspirador Gustavo :)

  3. Oi Demétrio,Pois é. Agora que "prometi" vou correr atrás para ver se sai mesmo. Seria realizar um sonho bem antigo.Abs,

  4. Oi Silas,O duro vai ser correr atrás de todas as metas hehehe.Abs,

  5. olá, parabéns pelo blog. boa sorte em seus objetivos para 2010.! vlw..

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s