Considerações para a prova 70-433 – MCTS: Microsoft SQL Server 2008 – Database Development

Boa Tarde Pessoal,

Ultimamente anda muito difícil conciliar todos os afazeres familiares, pessoais e profissionais com as comunidades de SQL Server. Profissionalmente apareceram alguns desafios que tem tomado muito o meu tempo além de vários cursos para exercitar minha credencial de MCT. Fico feliz, pois, estão sendo experiências muito interessantes, mas por outro lado minha participação tem diminuído significativamente (nunca estive tão ausente dos fóruns da Microsoft e das comunidades do Orkut). De fato há épocas do ano em que preciso me aperfeiçoar, estudar, certificar e adquirir novos conhecimentos e experiências para que possa posteriormente repassá-los na forma de artigos no blog, post de ajuda, webcasts ou publicações em revistas técnicas. Creio que irei passar por um período desses por algum tempo.

Todavia ajudar às comunidades é algo que sempre me dá certo prazer e satisfação pessoal. Mais que isso, é uma forma de me ambientar, pois, nada mais interessante que conhecer outras realidades, dúvidas e experiências diferentes das que eu passo no meu cotidiano. Tempo é um recurso fundamental para ajudá-las, mas a falta de tempo não significa que não possa fazer as devidas contribuições, basta um pouco de criatividade para aliar alguns objetivos com os interesses da comunidade.

No final do ano passado, estipulei um planejamento relacionado a SQL Server para realizar durante esse ano no que chamei de Objetivos e Metas para 2010. Um das meus objetivos é escrever um livro sobre SQL Server. Essa talvez seja um dos objetivos mais difíceis de cumprir, mas espero cumprí-lo. Há muito temas que possuo afinidade e um desses me motivou a produzir um livro. Tenho visto muitas pessoas procurando materiais sobre as provas 70-432 e 70-433 e até bem pouco tempo atrás não havia nada em português sobre esse assunto. Com o lançamento do Traning Kit para a 70-432 em português, a grande quantidade de braindumps na Internet e vários sites de simulados eu acredito que comercializar um livro sobre esse tema não seja algo tão interessante quanto eu achava.

Minha idéia não era produzir um livro completo incluindo a matéria e os exercícios, mas simplesmente uma lista de várias questões preparatórias para a prova (no caso a 70-433). Elaborei várias questões contemplando o assunto da prova e como não irei mais comercializá-las resolvi postá-las no blog na forma de simulado. Ao final de todas as postagens montarei um PDF para distribuição que seria algo muito próximo do livro que eu escreveria. Claro que a idéia de escrever um livro sobre outro assunto está de pé e farei isso posteriormente. Por hora, gostaria de compartilhar essas questões preparatórias para a prova 70-433 necessária para obter a credencial Microsoft Certified Technology Specialist (MCTS): SQL Server 2008, Database Development.

A prova 70-433

As informações sobre a prova 70-433 estão no site da Microsoft através do link http://www.microsoft.com/learning/en/us/exam.aspx?ID=70-433 (visitado 02/05/2010). Essa é uma prova mais voltada para profissionais de desenvolvimento que trabalhem com o SQL Server. Aqueles que gostam de escrever stored procedures, códigos em TSQL ou se sintam muito à vontade com tarefas de modelagem de dados ou que gostem de funcionalidades como XML, CLR, Service Broker, etc representam um perfil típico de quem faz essa prova. Já profissionais voltados apenas à administração de banco de dados exclusivamente talvez tenham um certo mal estar com essa prova, pois, aqueles conhecimentos de redes, clustering, backups, etc de nada vão valer nessa prova. Ela me lembra muito a antiga 70-229 do SQL Server 2000 que era um verdadeiro pesadelo para o System Engineers que queriam tirar o MCDBA. Era realmente penoso para um profissional de infraestrutura se debater com os cursores, queries, stored procedures, etc.

A aprovação nessa prova concederá o título de MCTS em SQL Server 2008 Database Development que nada mais é que uma certificação que atesta os conhecimentos míninos nas atividades de desenvolvimento que envolvam o SQL Server. É um certificação muito interessante para o time de desenvolvimento que trabalha com o SQL Server, pois, mostra um certo diferencial.

Como é a prova ?

O conteúdo oficial da prova também está disponível no site da Microsoft no mesmo link passado anteriormente. Ele possui algo entre 60 e 70 questões apenas de marcação (isso mesmo não é nada dissertativo). Não existem também estudos de caso os quais você lê textos enormes para responder cada meia dúzia de questões como a 70-441 e 70-443 do MCITP para o SQL Server 2005. Alguns já me perguntaram se há questões práticas como as de simulação da 70-431. Com todas as pessoas que conversei nenhuma disse ter visto esse tipo de questão na prova (acredito que não exista). A aprovação ocorre se você tirar 700 pontos o que equivale a 70% da pontuação máxima (cerca de 46 questões se prova possuir 65 questões). A duração é de aproximadamente duas horas podendo ser ampliada caso o idioma seja diferente do idioma nativo do candidato (típico do exame em inglês para profissionais do Brasil).

Como posso lhe ajudar com essa prova ?

Não vou repetir os detalhes da prova, pois, eles estão documentados no site da Microsoft. Também não postarei questões da prova, pois, isso viola o NDA que concordei no momento de realizar exames da Microsoft. Minha proposta é apresentar um simulado com várias questões no estilo da prova. Eu elevei o nível de dificuldade para um nível superior ao da prova. Acredito que os que forem bem no meu simulado, conseguirão fazer a prova com muita facilidade. Aqueles que não forem bem não precisam desanimar. Se esse for o caso, minha sugestão é anotar os tópicos de maior dificuldade e dar uma revisada antes de tentar a prova.

Bem, é isso. Vamos agora a um post com algumas questões preparatórias para esse exame.

[ ]s,

Gustavo

3 Respostas para “Considerações para a prova 70-433 – MCTS: Microsoft SQL Server 2008 – Database Development

  1. Gustavo…Faz tempo que não acesso o seu Blog… mas só de imaginar esse simulado já estou adorando…Vou anotar todas as dicas e continuar estudando para prestar o exame ainda esse ano…Valeu por toda a ajuda que você presta a nós…Até logoRenata

  2. Oi Renata,Já faz um tempinho mesmo que não via você por aqui.Acho que o simulado será mais difícil que a prova. Então continue estudando e fazendo o simulado que as chances são grandes.[ ]s,

  3. Bruno Moreira dos Santos

    Olá Gustavo.

    Estou com uma dúvida no Exame 70-433 DataBase Development SQL Server 2008 da Microsoft.

    No site da microsoft fala que este exame está disponível em português, mas no site da prometric não está disponível em inglês.

    Quero tirar duas dúvidas.

    1º) Esse exame já existiu em português? Quando ele parou de existir em português?

    2º) Tem alguma previsão de quando esse exame estará disponível em português?

    Obrigado.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s