Mundo .NET Ed. № 21 – Implementações de mensageria no SQL Server

Boa Noite Pessoal,
 
Mais uma vez tive a oportunidade de escrever um artigo para a revista Mundo .NET. Já há algum tempo eu havia submetido esse artigo para análise e felizmente esse mês ele foi publicado. Assim como as participações anteriores, o artigo foi publicado na sessão de casos de sucesso, ou seja, aquelas implementações voltadas para um problema de negócio em particular.
 
Um assunto que gosto muito no SQL Server é o Service Broker. Esse recurso está disponível desde o SQL Server 2005 e acho impressionante sua vasta aplicabilidade em várias situações de negócio. A possibilidade que o broker oferece para trabalhar com recursos de mensageria e programação assícrona é a solução para muitos problemas nos quais o tradicional RPC não é a melhor opção. Minha principal motivação por esse tema é que mesmo entre os grandes autores, muitas vezes ele fica deixado um pouco de lado e não há tanta bibliografia disponível (e aplicável) sobre esse assunto.
 
No artigo eu demonstro como o Service Broker pode auxiliar um processo de fechamento em uma instituição financeira além de viabilizar um processamento entre várias bases de dados garantindo bons níveis de escalabilidade e desempenho.
 
Aos que adquirirem a revista, espero que apreciem o material publicado nessa edição. Aos que não conhecem a revista Mundo .NET abaixo o link do site oficial da revista.
 
 
[ ]s,
 
Gustavo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s