Compêndio de XML – Preparação para o exame 70-433 – MCTS Microsoft SQL Server 2008 – Database Development

Boa Noite Pessoal,

Há um tempo atrás recebi um email de mais uma pessoa interessada na prova 70-433 – MCTS Microsoft SQL Server 2008 – Database Development. Dessa vez não foi um email tradicional. Ao invés de receber um email perguntando sobre a prova, o que mais cai, que materiais estudar, etc tive a surpresa de receber um email consolidando vários artigos meus sobre XML e o SQL Server. Em 12/10/2006, no site Plugmasters, eu iniciei a publicação de uma série de artigos relacionados a esse padrão. Naquela época eu tinha acabado de concluir minha monografia de pós-graduação cujo tema foi relacionado a XML e aplicações práticas. Gostei tanto do assunto que resolvi começar a publicar vários artigos relacionados (resultado de horas de estudo e algumas noites de sono perdidas). Eu os utilizei de referência em muitas dúvidas dos fóruns, das comunidades bem como nas aulas como MCT e em alguns Webcasts.

Infelizmente após algum tempo, o site Plugmasters ficou completamente abandonado e acabei por não indicar mais meus artigos que estavam hospedados no site e nem postar mais novos artigos (até porque hoje tenho meu blog para isso). Há algum tempo, ao abrir o site de novo, me deparei com uma poluição visual muito forte, milhares de propagandas, pedidos para instalação de componentes e plug-ins (que muitas vezes são vírus disfarçados) e lá no fundo alguma remota possibilidade de tentar ler algum daqueles artigo. Depois desse dia pensei que estava na hora de começar a publicar os meus melhores artigos daquela época aqui no blog.

Claro que recuperar os artigos, formatar e republicar leva um certo tempo e isso tem sido pra mim um recurso bastante escasso. Felizmente, no referenciado email do início desse post, alguém já compilou todos os meus artigos relacionados a XML (e aplicações no SQL Server) em um PDF.

"Caro Gustavo,

Olá, tudo bem ?

Estou estudando para a prova 70-433, do SQL 2008, e de acordo com minhas pesquisas, caem bastante questões sobre XML. Pesquisando na net, encontrei uma série de artigos seus no site do Plugmasters. Compilei todos eles num documento único, para facilitar os meus estudos. No final, percebi que tinha 75 páginas de informações extremamente úteis sobre o assunto."

Nunca me dei conta do total em páginas desses artigos e para falar a verdade eu não me lembrava nem ao menos quantos artigos eu havia escrito. Há poucas referências sobre XML e embora esse assunto soe mais comum hoje em dia, não é nada incomum encontrar dificuldades para entendê-lo e utilizá-lo. Os artigos foram uma iniciativa para ajudar aqueles que tem dúvidas e dificuldades sobre assunto (como eu um dia tive muitas).

Disponibilizo aqui o documento PDF consolidado com os artigos de XML que publiquei no Plugmasters:

http://cid-f4f5c630410b9865.office.live.com/self.aspx/ProjetosSQLServer/20101217%5E_ResumoArtigosXMLPlugMasters.pdf

Agradeço ao Péricles Sevegnani pela gentileza. O mesmo documento também está disponível no blog dele (http://blogsqlserver.blogspot.com):

Compêndio XML
http://blogsqlserver.blogspot.com/2010/12/compendio-xml.html

Quem quiser estudar para a prova 70-433 e estiver com dificuldades com o XML eu recomendo fortemente a leitura. Acredito que o material seja aplicado a outras provas de certificação que cobrem esse assunto com a 70-451: PRO: Designing Database Solutions and Data Access Using Microsoft SQL Server 2008 ou a 70-454: Upgrade: Transition Your MCITP SQL Server 2005 DBD to MCITP SQL Server 2008 DBD.

[ ]s,

Gustavo

9 Respostas para “Compêndio de XML – Preparação para o exame 70-433 – MCTS Microsoft SQL Server 2008 – Database Development

  1. Gustavo, bom diaNão estou conseguindo abrir o arquivo… e estava bem interessada nesse assunto.Poderia verificar?Agradeço a sua ajuda e esforço Até logoRenata

  2. Oi Renata,Eu fiz o teste com o link e consegui abrir o arquivo normalmente após clicar em baixar (sem estar logado inclusive). Se você continuar com problemas me avise que eu te mando o arquivo diretamente.[ ]s,Gustavo

  3. GustavoFeliz 2011!!!!Consegui baixar e já estou estudando os artigos.Muito obrigadaRenata Castilho

  4. Gustavo, Bom dia!, Tudo bem?

    Lembra que voce havia me passado esse link dos seus artigos pelo msdn? bom, infelizmente o mesmo não esta funcionando mais =\, poderia coloca-lo em seu blog ou me mandar o pdf? ou o mesmo esta disponivel em outro lugar?

    Queria mto dar ama relida neles…..

    Abçs!

    • Fala Fabrizzio,

      E aí meu amigo ? Tudo blz ? Força total nos fóruns do MSDN ?

      Eu testei o link e consegui acessar normalmente. Visualizei tanto pelo SkyDrive quanto pelo Link do Péricles http://blogsqlserver.blogspot.com/2010/12/compendio-xml.html
      Você teve algum problema com o download ou algo assim ? Te mandei uma cópia, mas o arquivo está disponível.

      [ ]s,

      Gustavo

      • Tudo blz!

        Valeu pelo artigo!!!!…Agora vou guardar como minha vida, mas todas vez que eu tentava entrar dava quase um 404 (Page not found)….
        Po, ontem mal fui no msdn, me envolvi na liderança de um projeto de BI e até agora só buxa, ontem não consegui nem almoçar! hahaha….pra voce ter ideia, só entrei no meu note, pra reuniaozinha com o Richard e Eder por que virei moderador la, de resto, só buxa rs….

  5. Estou estudando para esse exame 70-433 e esse link será material será extremamente útil. Muito obrigado ao Péricles por consolidar isso em um só arquivo e a você Gustavo por se dedicar a escrever tanto material sobre xml.
    []’

    • Olá Renato,

      O material de XML é realmente escasso e costuma ser o calcanhar de aquiles para a 70-433 e a 70-461. Se você conseguir absorver o conteúdo do compêndio não terá dificuldades com isso.

      [ ]s,

      Gustavo

      • GMA,

        De fato, as questões que caem na prova estão bem retratadas no compêndio. Confirmando, foi muito útil, obrigado pelo material.

        [ ]’

Deixe uma resposta

