Service Broker – Conhecendo um pouco mais…

Boa Tarde Pessoal,

Já faz um tempo que não posto nada por aqui. Após a mudança do Live para o WordPress, eu achei que as coisas iam melhorar, mas não saíram bem como eu imaginava. Por uma lado, o WordPress tem uma infinidade de recursos que o Live estava muito longe de ter. Não posso me queixar, pois, mesmo sem postar nada, o índice de visitas e comentários do blog aumentou consideravelmente. Por outro lado, eu gostava muito da simplicidade e flexibilidade do live para mudar a apresentação final. Não sei se o WordPress permite a simplicidade que eu tinha antes, mas vou continuar procurando.

Hoje o post é dedicado aos meus alunos, amigos de profissão, fãs de SQL Server que estejam na área e principalmente aos participantes do grupo SQL Server DF. No dia 27/04 (próxima quarta-feira), estarei no auditório da Microsoft em Brasília falando sobre o Service Broker. Já há alguns meses estou envolvido em um projeto grande que usa essa tecnologia, além de ter outros projetos ainda maiores envolvendo o Service Broker por vir. Quanto mais mexo, mais me interesso por essa feature que embora pouco conhecida, é sem dúvida poderosa em diversos cenários e não sei porque é tão pouco explorada.

Já apresentei dois Webcasts sobre o assunto, dois vídeos no MSDN Experience e publiquei um artigo sobre o assunto na revista Mundo .NET. Após revisar alguns desses materiais (em especial os primeiros) percebi que não explorei da melhor forma o Service Broker e de fato ele pode ser muito útil. Pois bem, resolvi começar do zero e fazer uma nova apresentação, como novos exemplos e cenários mais aplicáveis. Teremos dois encontros sobre o tema:

Encontro X – Introdução ao Service Broker
Local:
Auditório da Microsoft – Edifício Corporate Financial Center, sala 302
Data e horário: 27/04/2011, 17:00h ~ 19:00h
Tema: Introdução ao Service Broker
Agenda:

  • Introdução ao SQL Service Broker e Mensageria de dados no SQL Server
  • Uma aplicação prática do Service Broker em cenários de vários bancos de dados na mesma instância

Descrição: Essa é uma apresentação sobre o Service Broker e aplicações de mensageria utilizando o SQL Server onde serão apresentados os fundamentos de aplicações baseadas em mensageria, conceitos e benefícios do Service Broker bem como um cenário prático de utilização do mesmo. Essa sessão irá servir de introdução para o próximo encontro, onde serão apresentados recursos e implementações envolvendo instâncias diferentes.

Encontro XI – Recursos avançados do Service Broker
Local:
Auditório da Microsoft – Edifício Corporate Financial Center, sala 302
Data e horário: 10/05/2011, 17:00h ~ 19:00h
Tema: Recursos avançados do Service Broker
Agenda:

  • Utilizando o SQL Service Broker e Mensageria de dados no SQL Server em cenários distribuídos
  • Uma aplicação prática do Service Broker em cenários de múltiplos bancos em instâncias diferentes

Descrição: Essa é uma apresentação sobre implementações avançadas do Service Broker que apresentará o uso dessa feature em cenários complexos envolvendo processamento distribuído em várias instâncias. Trata-se de uma continuação da sessão do encontro anterior que fez uma apresentação do Service Broker.

Não sei se o evento será transmitido como os demais, mas os interessados em assistí-lo presencialmente não deixem de enviar um email para luan.moreno@srnimbus.com.br, pois a capacidade do auditório não é ilimitado.

Vejo vocês lá…

Abs,

Gustavo

6 Respostas para “Service Broker – Conhecendo um pouco mais…

  1. Demétrio Silva

    Grande Gustavo,

    São assuntos que tenho muito interesse. Se puder gravar e depois disponibilizar eu agradeceria :D

    Abraço,

    Demétrio Silva
    MCP | MCTS | MCITP | MCT

  2. Estaremos lá!
    Abraço

  3. Gustavo, bom dia.
    Seguinte precisava de uma forca para mexer em um sql 2000. Preciso garantir para meu chefe que o banco de dados de 50 gb nao posssui nenhum inconsistencia. Pode me ajudar em algo? Hoje tenho problema de produtos duplicados, notas que some do nado, processos que sao gravados pela metade. aguardo, mt obrigado.

    • Olá Amauri,

      Surpresa minha ver esse comentário em um link que fala sobre Service Broker (tema não relacionado a sua dúvida).
      O banco de dados não produz a inconsistência. Ele apenas armazena aquilo que lhe é solicitado. Se começam a aparecer dados duplicados, notas que somem ou coisas que ficam pela metade, o lugar de consertar é nas aplicações que escrevem e não no banco de dados. O máximo que você poderia fazer pelo banco é utilizar recursos de auditoria, triggers e CDC (Change Data Capture) para entender quem escreveu o que e quando.

      Os fóruns MSDN e Technet são bons pontos de partida.

      [ ]s,

      Gustavo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s