MCTS & MCITP – Business Intelligence Developer

Olá Pessoal,

Acabo de sair da prova PRO: Designing a Business Intelligence Infrastructure Using Microsoft SQL Server 2008 finalizando assim uma maratona de 4 meses de prova de certificação. Ao longo desse ano, concluí a 70-445 (MCTS BI 2005), 70-446 (MCITP BI 2005), 70-448 (MCTS BI 2008) e agora a 70-452 (MCITP BI 2008). Juntando com as certificações anteriores, finalmente completei a coleção de certificações de SQL Server MCTS e MCITP. Já era uma meta antiga, mas como as provas de SQL Server 2005 estão sendo descontinuadas, não ia ter mais jeito de adiar e aproveitei para fechar logo as certificações de SQL Server 2008.

Após ter concluído todas essas provas, é muito mais perceptível pra mim o quanto a suíte SQL Server evoluiu desde a versão 7 & 2000 (quando comecei a conhecer o produto). Antigamente era bem mais fácil realmente conhecer o SQL Server. Havia apenas o Database Engine com alguns serviços acessórios como o DTS e Analysis Services (sucessor do Olap Services). O Reporting Services sequer vinha junto com o CD de instalação, pois, só foi lançado em 2003 acompanhado de dois service packs. Reconheço que era difícil, mas de certa forma, não era tão complicado conhecer a fundo o SQL Server e por isso eu sempre tentei conhecer o máximo possível de todas as suas features.

Já no SQL Server 2005, eu percebi que manter esse ritmo e adentrar feature a feature seria uma tarefa hercúlia, mas nem por isso impossível. O Database Engine sofreu várias melhorias, o DTS evoluiu para o Integration Services e o Analysis Services e o Reporting Services foram praticamente reinventados. Era um desafio difícil, mas sempre tentei acompanhar. Com o SQL Server 2008, o que era difícil ficou quase impossível, pois, as evoluções dos produtos foram ainda maiores. Hoje com o SQL Server 2008 R2 e o Denali eu concluo que realmente perseguir feature a feature do SQL Server para tentar dominá-la beira o impossível.

Consegui tirar todas as certificações até aqui, mas o que isso realmente significa ? Absolutamente nada além de uma satisfação pessoal, pois, sinceramente falando não creio que obter todas as certificações significa realmente conhecer todas as features do SQL Server. Acho que significa apenas conhecê-las em um nível superficial e dominar algumas poucas. Não creio que conseguirei manter o ritmo quando sair o Denali, mas estudar para todas essas provas amplia os horizontes. Espero agora poder retornar às comunidades, aos estudos no Database Engine e aos projetos pessoais.

[ ]s,

Gustavo

19 Respostas para “MCTS & MCITP – Business Intelligence Developer

  1. Parabéns Gustavo,

    Você fez uma colocação que achei bem interessante e tenho a mesma opinião. Ser certificado num produto não siginifica que você sabe tudo sobre o produto, mas é importante para ter uma visão geral.

    Já havíamos conversado antes sobre isso e os livros de teoria em BIestão me ajudando muito mais do que a certificação em si :D

    Grande abraço,

    Demétrio Silva

    • Oi Demétrio,

      Há muito tempo atrás, um velho amigo me disse uma vez “Certificação não atesta que o profissional sabe tudo. Atesta apenas que ele sabe o mínimo”. Acho que agora eu posso dizer que sei o mínimo (rs). No caso de BI, certamente foi preciso ler bem mais do que o Training Kit. O Kimball (ETL e Toolkit) ajudaram demais.

      [ ]s,

      Gustavo

  2. Parabéns e sucesso!

  3. Flávio Jacinto

    Oi Gustavo!!
    Parabéns pela conquista!! Fico feliz por você e pela pessoa que você demonstra ser.
    Um abraço.
    Flávio Jacinto

  4. Parabéns brother, lembro quando nos conhecemos no CZ (2008 ou 2009 ?) e você me disse que queria poder dizer.
    Fabiano – Qual certificação SQL Server você tem.
    Gustavo – TODAS.
    kkk, Parabéns isso não é facil de ser conquistado.

    Abs
    Fabiano

    • Oi Fabiano,

      Acho que aquele CZ foi realmente incrível, pois, quase tudo que planejamos acabou acontecendo.
      Valeu mesmo pelo apoio de sempre. Queria dizer “Todas”, mas naquela época não tinha MCM (rs)

      [ ]s,

  5. Olá Gustavo!

    Parabéns pela sua conquista! E sucesso na sua trajetória!

    Abraço!

    Flávio (InicianteSQL)

  6. Show. Parabéns!
    Eu e o Victor falamos de vc hoje.

    abraço

  7. Alexandre Eduardo

    Parabéns Gustavo! Estava querendo muito ir no Teched, sobre a sua palestra do Denali
    =/

    Achei muito interessante seu ponto de vista de forma geral sobre as features do SQL server desde a versão 7 até a 2008!

    Mais uma vez obrigado por compartilhar suas experiências conosco!

  8. Parabens Gustavo! Você é fera! Ter uma certificacao vai muito alem de apenas satisfações pessoais. O mercado ta pedindo isso e vc com uma certificacao sem duvida encontra emprego muito mais facil.Eu estou brigando pra tirar a minha primeira em administracao de banco.
    Grande abraco!

    • Oi Tiago,

      Eu gosto muito das certificações e certamente elas abrem muitas portas. Tão importante quanto elas é também a voz da experiência que comprova o que está no papel.
      Eu desejo sucesso na sua primeira empreitada de certificações. Se for a 70-433, eu posso ajudá-lo.

      [ ]s,

      Gustavo

      • Fala Gustavo! Tudo bem?
        Eu to atrás de um curso pra tirar certificacao em BI no SQL Server 2008, conhece algum curso bom? Vc estudou sozinho pra certificacao? To atras de um curso mas nao encontro aqui no Rio. Se tiver algum pra indicar seria otimo. Brigadao!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s