MVP Open Day, TechED & Community Zone

Oi Pessoal,

Após duas semanas da finalização desses três eventos, finalmente consegui um tempinho para contar um pouquinho o resultado desses três excelentes eventos. Dia 28/09 tivemos o MVP Open Day com uma grade de palestras muito interessantes sobre vários produtos Microsoft (Visual Studio, SQL Server, ALM, Windows Phone, etc). Em virtude do NDA não posso abrir muitos detalhes, mas eu diria apenas que o ano de 2012 é um ano bastante promissor para a plataforma de servidores (Windows Server, Hyper-V, etc). Fora as palestras foi ótimo encontrar alguns amigos no evento e compartilhar o happy hour com alguns dos profissionais que tanto contribuem para a comunidade. Não sei o que o futuro reserva, mas espero poder estar no MVP Open Day de 2012, 2013 e por aí vai. Só não aproveitei mais o evento, porque em virtude do TechED tive que ir embora cedo já que precisava dar uma boa revisada nas demos da palestra.

MVPs Brazucas

Dia 29/09 começava o primeiro dia do TechED. A grade de palestras estava interessante, mas com alguns conflitos que não pude evitar. Fiquei chateado de não poder prestigiar vários amigos com palestras muito interessante (BI, Azure, etc). Bem, infelizmente a vida é feita de escolhas e tive que optar pelas sessões que mais agregavam no momento. O grande destaque desse dia para mim foi a palestra do Nilton Pinheiro sobre HADR no Denali. O HADR é sem dúvida uma implementação fantástica e finalmente a Microsoft colocou algo para competir com o Oracle Data Guard no cenário de HA. O DB2 ficou para trás, pois, o HADR dele ainda não possui a funcionalidade de múltiplos sites Standby. Estou na torcida para que o próximo SQL Server depois do Denali finalmente traga algo para competir com o Oracle RAC e o Pure Scale do DB2. O tema foi abordado pelo Nilton com maestria, de forma clara e muito bem apresentada além de responder minhas dúvidas sobre o sistema de quórum do HADR. Tive a oportunidade de conversar com ele na hora do almoço antes da palestra para saber o que viria, e realmente atendeu bem minhas expectativas. Também pude aproveitar para assistir a palestra de troubleshooting do Fabio Gentile e da Renata Festa. Já conhecia o Gentile de alguns chamados no Premier e o assunto muito me interessava. Destaque para as novas DMVs do 2008R2 (SP1) que finalmente possibilitam obter dados de discos Mount Point (não aguentava mais a xp_fixeddrives). Muito boa, mas não espera menos do time de PFEs. Foi bom para atualizar algumas coisas que eu ainda não tinha fuçado.

Dia 30/09 era o grande dia. Eu já tinha participado do TechED em 2010 na mesa do Ask The Experts (que lamento inclusive ter sido retirada do evento em 2011), mas nunca tinha participado como palestrante. Na noite anterior havia finalizado todas as minhas demos e em termos de conteúdo estava tudo certo. Cheguei na sala 30 minutos antes, conversei com os operadores, fiz os testes de som, etc. Minha sessão iniciava às 10:10 e às dez horas eu já estava a postos. Naquela hora contando por alto tinha umas 50 pessoas na sala só. Por um lado fiquei meio chateado, pois, a capacidade da sala era no mínimo cinco vezes maior, mas por outro lado, até que o frio na barriga diminui com pouca gente. Quando foi 10:05 (cinco minutos antes), de repente a sala começa a encher e rapidamente os lugares são ocupados e aí sim fiquei mais feliz por ter mais interessados, mas sem dúvida comecei a ficar inquieto, pois, nunca havia feito uma sessão presencial para tantas pessoas (nas minhas contas deu umas 260, mas acho que foi mais). Pois bem, iniciada as formalidades, comecei a falar do ISO, evolução do T-SQL, novidades do 2008 R2 e chegamos na parte do Denali. Controlei o tempo e consegui apresentar tudo o que eu gostaria. Faltou só mais 5 minutinhos para falar das referências, etc, mas de qualquer forma gostei muito da experiência.

DBP302 - T-SQL: O que você deve saber do Microsoft SQL Server 2008 R2 e as novidades do SQL Server Code-Named Denali

Aproveito para agradecer a todos os presentes na sessão que participaram e aqueles que contribuiram com perguntas, sugestões, etc. A todos os que compareceram o meu muito obrigado. Aqueles que não puderam estar presentes, o PPT com os scripts pode ser baixado no meu Skydrive (20111017_TechED_DBP302_TSQL_2008R2_NewFeaturesDenali.rar)

DBP302 – T-SQL: O que você deve saber do Microsoft SQL Server 2008 R2 e as novidades do SQL Server Code-Named “Denali”
https://skydrive.live.com/?cid=F4F5C630410B9865&id=F4F5C630410B9865%21148

Após a minha sessão, mal saí da sala e já tive de voltar para assistir a sessão do Fabiano e do Luti sobre Cenários de otimização com o SQL Server “Denali” e 2008. Sessão bem interessante sobre estatísticas, cache bloat, parameter sniffing, etc. Foi um belo apanhado geral sobre alguns detalhes do otimizador de consultas além de uma excelente sessão. Na seqüência (e na mesma sala inclusive), veio a palestra do Catae e Pimenta sobre Raio-X do SQL Server: Arquitetura interna do gerenciador de banco de dados. No ano passado eu assisti uma palestra do Catae e do Gentile sobre troubleshooting e gostei bastante, pois, sempre se aprende algo novo além de conhecer alguns detalhes nas entranhas do SQL Server. O que mais gosto mesmo é das perguntas pós apresentação. Essa sessão falou bastante sobre as decisões que otimizador tem de tomar para montar um plano de execução (em especial na avaliação de índices). Se tivessem trocado a ordem da sessão do Fabiano e do Luti com a do Catae e do Pimenta eu acho que teria ficado perfeito, pois, os temas eram complementares, mas a sessão do Fabiano e do Luti entrou mais a fundo no otimizador. Para finalizar bem o evento, assisti a palestra da Viviane Ribeiro e do Ruy Pimentel sobre Soluções de Alta disponibilidade e Disaster Recovery para o SQL Server. Essa já é uma sessão “permanente” no TechED, pois, já a vi na agenda no anos anteriores, mas esse ano com outros apresentadores. Embora a sessão tenha abordado as implementações de alta disponibilidade de uma forma geral, houve um grande foco da apresentação no Failover Clustering. Achei interessante, pois, das técnicas de alta disponibilidade, a que mais trabalho no dia a dia é o Failover Clustering. Foi muito proveitoso ver como é gerenciado a parte de clustering de uma grande empresa como a DELL. Tive a oportunidade de ficar no mesmo quarto que o Ruy durante o evento e trocamos várias figurinhas sobre o assunto (DTC, distribuição de instâncias, divisão de memória, etc). O que mais valeu a pena pra mim foram os detalhes de como “emular” múltiplas instâncias Default no mesmo cluster. Esse macete já tinha valido a sessão e espero implementar no ambiente de um dos clientes muito em breve.

Palestrantes do TechED (boa parte de SQL Server)

No dia 01/10, terminei minha saga em São Paulo e eventos Microsoft com o Community Zone. Nem preciso dizer que eu adoro participar e contribuir com a comunidade Microsoft e esse evento foi bem direcionado para contribuidores. Foi ótimo para conhecer algumas pessoas do fórum que a gente conversa, lê blog, vê webcast, mas nunca conhece pessoalmente (de uma forma geral, os três dias foram assim). Aproveitei a ocasião e pude para discutir algumas iniciativas e eventos futuros para a comunidade de SQL Server. Alinhamentos gerais e boas coisas por vir…

DSC02622

De volta a Brasília e muita coisa pra estudar, organizar e entregar, mas o próximo encontro já está marcado. Dia 26/11 teremos o SQL Saturday que promete bastante. Mais um evento presencial com vários especialistas em SQL Server (e o melhor que é gratuito). Vou marcar presença. Se você quer se inscrever não perca tempo. Nos vemos lá.

Welcome to SQLSaturday #100  – Bem Vindo ao SQLSaturday #100
http://www.sqlsaturday.com/100/eventhome.aspx

[ ]s,

Gustavo

3 Respostas para “MVP Open Day, TechED & Community Zone

  1. Fala Gustavo,

    Realmente foi show de bola o evento. Sempre é um prazer encontrar com o pessoal que só trocamos idéias por telefone.

    Grande abraço,

    Demétrio Silva

  2. Olá Gustavo;
    Sua palestra foi excelente e agregou muito. Curti também nos bastidores sua demo de Geo-Cluster, muito legal, estou trabalhando em umas VM’s.
    As demais que me chamaram atenção, a do Nilton sobre HADR e uma com alguns profissionais da Dell, falando sobre Iops e soluções de HA.

    Abraço,
    Ricardo Muramatsu

    • Fala Ricardo,

      Puxa que bom que pude atender às expectativas. A do Nilton foi realmente fantástica e essa outra deve ter sido a do Rui que também foi excelente. O Geocluster é um assunto legal e espero conseguir abordar no TechED 2012 (quem sabe…).

      [ ]s,

      Gustavo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s