Iniciando 2012

Olá Pessoal,

Dizem que o ano só começa efetivamente depois do carnaval. Eu gostaria de ser um dos felizardos que pode dizer isso (alguém aí pode ?), mas não é o caso. De fato apenas hoje após alguns dias do término do carnaval, estou conseguindo colocar o meu primeiro post. Desde que comecei a me preparar para palestrar para o TechED 2011 que não consegui parar. Tanto esforço rendeu um bom feedback, pois, as avaliações do TechED foram muito satisfatórias para minha primeira apresentação em um evento desse porte. Na cola nem deu tempo de descansar, pois, iniciou-se a preparação para o SQL Saturday na sua edição de número 100 aqui no Brasil. Evento fantástico onde tive a oportunidade de conhecer e fazer novas amizades além de reencontrar as já existentes. Eu realmente adoro iniciativas com a comunidades, pois, não há nada mais gratificante do que ver a vontade em compartilhar alcançar lugares que nem mesmo imaginávamos. Na lista desses eventos entraram ainda o MVP Open Days e o Community Zone que também são excelentes oportunidades, mas consomem um pouquinho.

Pensei que depois do SQL Saturday eu iria diminuir o ritmo, mas no meu ambiente atual, acabei tendo uma baixa de um dos melhores DBAs da minha equipe e aí e passei a dar mais de mim para compensar essa baixa que espero resolver o quanto antes. Para piorar, coloque um pequeno problema de saúde e aí de fato, posso dizer que já tem algum tempo que eu não parava mesmo e ainda sem estar por aqui.

Pois bem, felizmente, depois de quase 30 dias de férias (como é bom poder tirar tanto tempo de férias e viajar ainda por cima) e praticamente ausente de emails, MSN, blogs, comunidades e iniciativas SQL Server estou de volta. Começando o ano de 2012 ainda um pouco devagar (estamos apenas alguns dias depois da quarta-feira de cinzas), estou com as baterias recarregadas e pronto para contribuir. Os anos de 2008 e 2009 dediquei praticamente 100% ao fórum e ao blog e alguns Webcasts. A partir de 2009, já comecei a utilizar outros tipos de canais como artigos técnicos para revistas, mas apenas em 2011 realmente diversifiquei. Além das palestras presenciais (que gostei muito de fazer), consegui gravar vídeos para o Centro de Treinamento de SQL Server, fazer um WebCast para o Virtual Pass e ainda colocar os vídeos no meu canal no Youtube.

Esse ano eu pretendo investir mais nesse tipo de iniciativa. Não que eu não queira ou não vá continuar blogando ou respondendo threads nos fóruns do MSDN e do Technet, mas é que vejo um alcance muito interessante em outros canais e pretendo explorá-los um pouco mais e não me restringir somente aos mais tradicionais.

Para iniciar acabei de postar o primeiro vídeo de uma coleção que pretendo postar abordando diversos assuntos sobre SQL Server e banco de dados. Os primeiros vídeos serão focados no assunto indexação e pretendo fazer uma introdução bem detalhada no assunto sem naturalmente a prentensão de esgotá-lo.

É nesse ponto e com esse vídeo que começo 2012. Vejamos o que consigo fazer  e até onde ir para ajudar essas pessoas. Feedbacks e sugestões de temas são bem vindos.

[ ]s,

Gustavo

10 Respostas para “Iniciando 2012

  1. Fantástico Gustavo, eu particularmente também acredito muito no aprendizado por vídeo.

    Por favor continue com essa iniciativa irá ajudar muitas pessoas.

    Grande abraço

  2. Grande Gustavo.
    Cara foi um prazer poder participar do SQL Saturday #100 contigo.
    Poder palestrar em um evento com grandes nomes como você, Luti, Nilton e Fabiano me deu muita experiência e vontade de continuar contribuindo com a comunidade.
    Vou acompanhar todos seus vídeos velho.
    Grande abraço.

    • Fala Vitor,

      E aí meu amigo ? Tudo bem ? Pois é. O SQL Sat 100 foi show e finalmente pudemos nos conhecer.
      Eu ficarei muito feliz com os seus feedbacks, pois, comentários de um MCT serão muito bem vindos.

      Espero encontrá-lo em qualquer evento desses.

      [ ]s,

      Gustavo

  3. Demétrio Silva

    Fala Gustavo,

    SUmido mesmo né? srsrs.
    Parabéns pelo vídeo.
    Abraço,

    • Fala grande Demétrio,

      E aí meu amigo ? Tudo bem contigo ?
      Pois é. Passou a ressaca de trabalho e SQL Server de 2011 e agora estou voltando a ativa.

      Valeu pelo comentário. Tem mais três vídeos de índices pra postar. Vamos ver se disponibilizo logo.

      [ ]s,

      Gustavo

  4. Renata Castilho

    Gustavo, boa tarde

    Nossa… parabéns pelo ano de 2011 e tudo que conseguiu conquistar…

    Espero esse ano conseguir as minhas certificações também.

    Até logo

    Renata Castilho

  5. Gustavo,

    Acho super interessante e inovador seus vídeos bem explicativos sobre o SQL Server, sou grande fã de sua didática, como falo para todo mundo que conheço você consegue passar em suas palestras uma IMENSA transparência, você passa tudo do mundo real para o mundo SQL Server sem que tenhamos que ter dor de cabeça. Nunca irei esquecer no dia que você fez uma palestra sobre DataBroker no SQL Server DF, totalmente bem explicativa e de fácil compreensão, continue assim pessoas com esse diferencial são raras de se ver!

    • Fala Luan,

      Pois é. Não tenho mais tanto tempo para longas postagens e tantas threads no MSDN e aí resolvi ajudar a comunidade de uma outra forma em 2012. Mais vídeos, eventos presenciais, etc. Acho que vai dar certo e vou poder ajudar mais. Já comecei a colocar algumas coisas no Youtube e acho que vão gerar bons resultados.

      Vou tentar continuar a manter a didática. Essa é uma característica que aprecio bastante.

      [ ]s,

      Gustavo

Deixe um comentário